quinta-feira, 17 de maio de 2007

Vamos ser polémicos!! Está na moda. Eu já percebi isso, aparece em revistas ditas inocentes, em artigos ditos de sociedade. Mas ainda não percebi qual o objectivo da coisa. Estou a falar do fenómeno SWING, não... não tem nada a ver com a dança que animou o século passado e que faz as aulas de aeróbica parecerem-se com uma leve caminhada no parque.

Qual é o objectivo de casais “normais” (mas verdade seja dita, o que é considerado normal?) trocarem as suas caras metades pelas caras metades de outros, para intercâmbio de experiências lúdicas e fluidos corporais? Eu não estou aqui para fazer juizos de moral, apenas não consigo ver para além da minha modesta maneira de viver.

Fica aqui a minha dúvida, isto é:

Será um sinal de mente aberta e desprovida de preconceitos, alinhar numa experiência de adultério/traição mútua consentida? Onde fica a noção de unidade da família?

Seremos tacanhos, se ainda nos guiarmos por velhos principios, tal como a fidelidade e lealdade, respeitando as bases de um casamento / relação estável? Ou seremos sempre vitimas do gene egoísta, geneticamente predispostos para a multiplicidade de parceiros?

Sem saber o que dizer ou não, definitivamente!!!

48 comentários:

Beko the Great disse...

Estou a ver que o blog é novo e que sou o primeiro a comentar! Yupi! Mas pelos vistos, apesar de verde, começa logo em grande! Aí está um bom tema... Acho que está na ética e "fantasias" sexuais de cada um. Eu nunca alinharia numa cena dessas, mas também há quem alinhe nas curtes e os que não, há quem goste do sexo como prazer fútil e descartável, há quem prefira o amor uno e íntegro. Eu alinho mais num pensamento "conservador". Mas não... Claro que não se é uma mente aberta por alinhar nestas coisas... bem pelo contrário parece-me um problema psicológico de insegurança na relação.

FIca bem ;) para primeiro coment não tá mal.

pseudo disse...

ora belo tema! pelo que percebo é assim: cada um conhece o seu parceiro e muitas vezes apercebe-se que é uma questão de tempo até a formação dos apendices, ou então é uma espécie de técnica coiso para fugir a rotina. esta practica não é nova, nunca foi, nem memso quando começou, ainda como macaquinhos faziamos isso...hepá gostos, mas o que eu digo é ou assim ou sopas, agora com companheira/o e andar na degustação de outros fluidos acho...pronto, eles lá sabem!

PS: no meu tempo a malta usava chantily, rosas, viagens, o sofá, a cozinha, a banheira para quebrar a rotina

Betty Coltrane disse...

Um bom tema, sim senhor...

A minha inexperiência impede-me um comentário muito aturado. Mas enquanto pessoa ciumenta e uma beca po insegura, sei que não gostaria nem um pouco de partilhar o meu parceiro. É tb uma questão de princípios, e os meus não estão para aí virados. Experimentar sim. Mas a dois! Claro que não posso garantir que não venha a mudar de ideias, mas não me parece - a fidelidade é um valor demasiado valioso. Não critico quem pratica, cada um sabe de si.

Fica bem!

vinte e dois disse...

Bem, este é um tema que daria pano para mangas! ;) Só queria relembrar uma coisa, esta história do "Swing" não é uma novidade na nossa sociedade. Sempre houve casos de troca de casais. mas enquanto hoje, a abertura das mentalidade permite que se fale do assunto abertamente, antigamente as coisas eram feitas às escondidas... mas eram feitas na mesma ;)
Pessoalmente, apesar de achar que tenho uma mente bastante aberta, acho que não conseguiria alinhar numa dessas ;D

sapiens disse...

e se as pessoas com quem fizerem o swing tiverem doenças graves e as tranmitires com essas trocas todas e o casal chegar a casa e morrer, com os dedos a cair aos pedaços, a pele preta, a transformarem-se rapidamente em cadáveres em putrefacção? xD

pronto, chega de devaneios...

vamos ao cerne da questão, que me parece ser este: qual a difernça entre a traição consentida e a fortuita?

mas eu sou uma criança inocente, e a minha mente pura ainda não está corrompida com esses pensamentos. sou muito púdico. xD

acho que se perde mais com o wing do que aquilo que se ganha. pode-se ficar com aquela noite bem passada, mas depois, quando chegarem a casa e reflectirem, vão surgir pensamentos do tipo: crl, saltou-lhe logo em cima... e no emprego, como será? e vêm as desconfianças, a ciumeira...

e etc e tal, viva portugal!

continua com o blog, que eu já o vou juntar aos meus "sítios interessantes"! =D

***

CPrice disse...

:) .. quem pratica tem um sem número de razões para .. quem condena idem idem .. porque não deixar o "seu" a "seu .. nosso .. vosso" dono?

:)
bom fim de semana

Enfim... disse...

optas-te po um bom tema, tema este que tem maneiras de ver a coisa de varias formas, eu sou uma das que ve este tipo de "infedilidade" uma falta de respeito mutua. Eu pessoalmente não admitia que meu namorado se fosse enrrolar com outra e vice versa, não o permitia nunca, somos um so e ou estamos satisfeitos um com o outro ou então acaba-se a relação.
Tambem não sou ninguem para julgar quem gosta e quem pratica, mas estou em total desacordo com quem o faz.
Lembro-me de ver na novela, e reparava que aquele entretem para eles vinha florir a propria relação e eu pergunto porque é que so isso sustenta uma relação????
Será que afinal é uma relação sequer???

Pronto eu descordo, escuso de estar aqui com tanta lengalenga ehehehe

Bjokas

Bom fim semana

Rafeiro Perfumado disse...

Eu bem tento trocar a minha jove, mas devolvem-ma sempre...

alfabeta disse...

Bom post,em relação a essa prática, não entendo muito bem porque razão um casal opta por esse tipo de práticas.Mas faço uma ideia, minha claro, acho que o casal precisa de outro tipo de coisas para sustentar a relação, caso contrário já estariam separados.Sou tradicionalista e dou valor á fidelidade e á moral.Não consigo compreender que uma pessoa que ame a outra goste de ver essa pessoa com outra.

Sleeping Angel disse...

aqui fica o mesmo critério que utilizei para debater este tema noutros blogs Um dos meus ditados preferidos sobre as relações amorosas diz: It takes two to tango.
O sexo é de cada um e cada um tem o direito de o praticar como entender, mas acredito que deve ser encarado como as danças de salão: um bom tango a dois é uma dança infinita e o treino com o mesmo parceiro leva sempre a melhores e melhores resultados.
mas evidente está e a minha opinião

Teresa disse...

Pessoalmente não o faria.
Acho que uma relação que envereda por este caminho tem os dias fatalmente contados.

Quanto aos que praticam o swing, nada contra, aliás conheço casos. Between consenting adults... por mim até se podem cortar às postas.

eskisito disse...

"Se tens tesão, vai às putas!" - comentário de um ex-patrão em relação a este assunto. É quase o que eu penso.
Pão pão...se eu me casei é porque queria acabar com a troca de parceira. Mas, isto sou eu...
Bom post...um abraço.

Sol disse...

Eu discordo com o swing e mais nada!!
Quero lá saber quem pratica essa coisa, desde que não seja a minha cara-metade, tudo bem :)

Bem-vindo a blogoesfera

Erecteu disse...

Retribu-o a visita com um abraço.
Quanto ao swing: foi moda mas continua dançar-se como antes se dançava.
Não sendo um bom dançarino, mas gostando de dançar, a razão porque cada um dança, não me preocupa, já agora: gosto de escolher o meu par.

Assapa-lhe, um abraço.

Rita disse...

Pois é este tema dá pano para mangas mas não para mim. Não gosto cá dessas "modernices". E se o meu Sr.Marido metade resolve escolher um daqueles casais tipo pitinha de vinte com velhadas de setenta era injusto... Nã, o que é meu é meu e ninguém tasca.
Jokas

Bigmac disse...

Gostei da forma de escrever e da comparação que te levou a uma leve caminhada no parque, é isso que penso. Cada um faz o que quer se para isso ninguém for a contra gosto. Retiram prazer com isso e mediram bem as consequências, óptimo. Normalmente até aos 15 anos fiz isso algumas vezes depois dediquei-me ao fandango.

Abraço.

Laetitia disse...

Sou de acordo com o eskisito! O casamento é algo muito sagrado para mim. Daí a não querer comentar sobre este assunto, porque as pessoas acham a minha maneira de ser um pouco da "idade da pedra". Mas cada um é livre de fazer da sua vida o que bem entender...
Epá... Já agora visitem o meu blog também! Lol (Kidding)!
Mille Baci

Inha disse...

Sou demasiado ciumenta para entender uma coisa dessas. E muito romântica também.


BeijInha e bom fim de semana.*

maria cunha disse...

está na moda ou continua na moda???
se bem me lembro na década de 70 o swing já era uma prática comum para muitos casais...

eu cá sou demasiado ciumenta para poder por em prática um conceito destes...

Anónimo disse...

Se ser "paneleiro" está na moda, não vejo a diferença para fazer swing.

Do mal o menor...

Para min continua a ser uma promiscuidade

Cusco disse...

Olá! Obrigado pela tua visita e comentário. Não te conhecia e foi um prazer. Ficas convidado a regressar, eu pela minha parte voltarei assim que possível.

Quanto ao tema do teu post: Olha isto aturar uma já tem que se lhe diga, quanto mais as dos outros também!

Um abraço!

croqui disse...

é a coisa mais "natural" do mundo! (ironia)

e há uma razão muito simples para que se opte por essa prática: falta de AMOR!

e não me venham com tretas, ai e tal, são pessoas muito à frente, e coiso e tal!!

Mas atenção! eu não estou a censurar! é uma escolha que certamente lhes dá o prazer que pretendem e assim sendo, são felizes assim!
não há que censurar! são opções! livres opções!

mas na falta do melhor (AMOR)
dá-se umas fodas valentes! eheh!

nice blog!
c®oqui

Astray disse...

Nem só de pão vive o homem. E isto meus amigos está escrito na bíblia.

Cumprimentos!

cavalo marinho com asas disse...

Falta de imaginação! O swing não passa de falta de imaginação e muitos tabus á mistura!! Vou ser com o outro aquilo que não posso/não consigo ser com o meu parceiro!!!
Bolas!!!!
Como é bom deixar-se voar, sem limites!!!
Ser tudo num só momento!!!!
É que há coisas que não partilho com os outros!....

Sandokan disse...

SWING para mim NUNCA! Como é que eu teria coragem de ver a minha parceira "aturando" outro homem?!!!

Bom fim-de-semana.

Eu sou o GUERREIRO LUZ , porque sonho. Sem sonhos, as pedras do caminho tornam-se montanhas, os pequenos problemas são insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções transformam-se em golpes fatais e os desafios em fonte de medo.

Liberta a tua criatividade e acredita, também, no GUERREIRO LOBO. Tu és uma pérola única no TEATRO DA VIDA.

Não vivo de pesadelos. Tenho sonhos como qualquer ser humano que procura a luz que nos guia. A vida envia-nos muitos sinais, basta estar atento e procurá-los à nossa volta.São muitos e enviados das mais diversas maneiras. Por isso sou um GUERREIRO LOBO, que mantendo a calma, sabe esperar e nunca ter medo.

Abri há pouco a janela
do meu quarto minguado,
entrou o vento
soprando forte
trazendo uma trova
e uma canção
com um refrão tão triste
que diz
que nunca mais te encontrarei.

Parti como um louco,
gemendo e chorando
e à tua porta bati.
Apareceste-me
bela e singela
com a tua leve candura
na face tinhas a lágrima da
desventura.

Soltei um grito de pânico,
que atravessou o oceano
e num rochedo fez eco
levado pelos anjos
que partiram para sempre.

Grito agudo e
lancinante
que transporto sempre no peito
deixando amargas liras
e a saudade de te ver.
Perdi-te meu AMOR.

Meus amigos e amigas: Aceitai o medo como que ele faça parte integrante das nossas vidas. Aceitai-o, mas não tenhais receio de AMAR. Aceitai especialmente o medo da mudança, mas saibamos caminhar sempre em frente apesar do bater do nosso coração nos lançar um grito lancinante como que a dizer: VOLTA PARA TRÁS!
As trevas da noite caem, mas a manhã volta de novo ainda mais brilhante.
Manteremos viva a nossa ESPERANÇA.

Com especial carinho para ti, dedico este meu poema.

Sou um GUERREIRO LOBO que habita as paragens das caçadas eternas do bosque da felicidade, o "nosso" :

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Vinde até ele ouvir a minha história. É uma história de um Povo, e o Povo é simples como eu.

Deixo-te aqui, neste teu cantinho maravilhoso, um grande abraço de Amizade.

SANDOKAN

White_Fox disse...

Eu sinceramente não me vejo metido numa situação dessas.
Não me gosto de expor dessa maneira!

Bxana disse...

O conceito de liberdade é tão vasto que por vezes (muitas vezes), levado a extremo, acaba por aniquilar o conceito de "respeito".

O swing é uma total falta de respeito, em meu entender. Respeito de uma pessoa pleo outro, e por si próprio...:(

Miaus!

Anónimo disse...

No amor, é tudo normal e bom, desde que os dois o queiram fazer e se sintam bem.

Submissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Humilde opinião sobre «trocas»: Sem compromissos, sem dependentes, numa fase física de saborear, aceito que o façam, sem nunca ter passado por lá. Desde que se escolha um parceiro, se partilhe o mesmo tecto, os risos e choros, estará na altura de deixar o egocentrismo de lado, de nos revermos no companheiro e liberar o caminho aos que ainda não encontraram a «tampa do seu tacho».

Saudações

caditonuno disse...

pá, como diz o cao cheiroso, eu bem tento, mas a minha diz que nao. lol

mas compreendo que nao se queira partilhar o outro. e há sempre aqueles momentos especiais que só 2 pessoas sabem trocar entre si. por vezes basta, mas...

Casemiro dos Plásticos disse...

olha muito obrifado pela visita espero vir cá mais vezes e tu tb me visites
boa sorte pó blog e benvindo à blogosesfera, isto é um vicio
abraço fica na paz

Submissa disse...

Calvo turpius est nuhil comto
(Marcial)

Revolvo-me das e nas entranhas de Gaia, telúrica deusa, que venero por mãe – e por isso lhe obedeço – mas é-me impossível, por abjecta, a ideia de translucidar o que meus lúzios podem, em ínfimo nanossegundo, lobrigar.

Infâmia desmembrada e dissoluta, a daqueles que, Homens de pouca ou de ausente ou inanimada fé, vilipendiam a sua própria cognição e tumultuam, em desnorte plúmbeo, a indesejada inteligência, por esgotos de sabedoria avulsa, pretendendo exaurir-se em volutas de aquiescência servil para com os Deuses e para com os pares.

Esbarrondam-se as almas, prenhes de estultícia e de lucidez, em lagares de urze elevada e de espíritos azedos, esparrinham-se os colegiais humores (e amores) em dúbia nortada aceite perene e, rojando intenções benfazejas e insuportáveis, descontroem serenidades perplexas e ubiquidades diluvianas sempre-vivas.

Subjugando-se aos ignaros apelos da subtil e mourejante lascívia, num nepotismo indemne e estrito, embrutecem – condenados sejam, per omnia secula seculorum – e das entranhas permanentes nada ressuma, nada rescende, nem sequer atavios insones ou enxúndias glabras.

Sede malditos, ó ímpios!

Risu inepto res ineptior nulla est
(Catulo)

Miss.M disse...

eu concordo contigo... como é que é possivel dizer que se ama alguém se, no entanto, sentem necessidade de estarem com outras pessoas para se sentirem realizados.
Para mim, o amor baseia-se no espirutual e no carnal e são ambos indissociaveis. Se o homem com quem estou já não me dá prazer suficiente é porque algo de mal se passa e o amor já não é o mesmok logo, a solução passa por encontrar alguém que me complete efectivamente a todos os niveis e não andar a rodar no mercado à procura de "legumes frescos" só para fazer salada naquele dia, se é que me faço entender...
se calhar sou eu que sou um cadinho retrogada, mas estou tão bem assim que não me apetece nada mudar!

P.s. obriga pela visita lá ao tasco e espero-te por lá mais vezes!

chipichipi disse...

Não partilho semelhante moda. Pertenço à velha guarda, aquela que considera importante a unidade, a cumplicidade, a partilha (entre casal não entre casais) e o respeito.Decididamente o swing não é para mim e não o entendo. A fidelidade é factor preponderante numa relação e qd se quebra quanto a mim é porque a relação já deu o que tinha a dar.E não me falem em rotina, a rotina quebra-se, basta um pouco de esforço, não é necessário ir beber do copo ao lado, nem dar uma trinca na maça do vizinho. Porém,acredito que cada qual deverá escolher o tipo de vida que quer levar sem receio de discriminação, desde que como é óbvio não incomode o espaço dos outros.Assim não critico os «swingers», mas não é para mim de certeza absoluta.
Bom fds :)

Lyra disse...

Excelente tema.
Nesse, como em tantos campos, cada um sabe de si.
Pessoalmente, não me vejo a alinhar em semelhante experiência. Valorizo demasiado o amor para o hipotecar perante o prazer.
Bjos e bom fds caro Sapo

DarkMorgana disse...

Há post novo?
O meu post onde tu puseste este aviso também era novo!

Bem...como és novato na blogosfera, deixo passar esta!! (cuidado comigo!)

SWING!
Talvez seja possível em relações de pessoas que sejam mais amigos e cúmplices do que mais alguma coisa!
Porque eu não acredito que 2 pessoas que estejam apaixonadas uma pela outra, lhes apeteça SWINGAR! Seria insuportável!

Acho que o SWING não é mais do que uma desculpa para manter uma relação, que na realidade já não existe.
Ou até mesmo uma forma de precipitar propositadamente o final dessa relação (na falta de coragem para ter uma conversa séria)...

conchita disse...

Sinceramente não acho nada normal, mas hoje em dia o que é normal, não é!!!!??
Bom fim de semana :)

alfabeta disse...

Deixei- te um desafio no meu blog

alfabeta disse...

Muitos deram a sua opinião e qual a tua?

Pisces Girl disse...

Pessoalmente nunca o faria porque sou uma pessoa um bocado ciumenta e também insegura e não sei se gostaria de partilhar um hipotético namorado com outras pessoas.

Mas cada um é livre de ter as suas fantasias, por isso, não critico as pessoas que são amantes desta prática.

Beijinhos e bom resto de fim-de-semana!

Jade disse...

Não tenho experiencia a nivek de swing...nem sequer na dança. Lol Porém, acho que cada um é livre para levar a relaçao como pensa melhor. Desde que se respeitem as personalidades e independencias de cada um...tudo me parece normal. Quanto à infidelidade...isso será muito relativo. O que é para ti infedelidade? Ter relaçoes sexuais, mesmo que consentidas, com outro par qualquer? Ou não irá muito mais além? Para mim, infedilidadereside na troca indevida de cumplicidades que deveriam ficar confinadas ao proprio casal. mas é apenas uma opinião...que vale o que vale.

foryou disse...

Na verdade não se trata de algo que tenha surgido nos tempos actuais, é muito mais velho do que eu esse tema e eu poderia comentar por ex que sexo e relação amorosa nem sempre estão interligados, ou que há gostos para tudo, até para amarelo, mas como o espaço é curto para analisar algo tão complexo e não quero cair na tentação de fazer juizos de valor nem de uns nem de outros, fico-me por aqui.

Vladimir disse...

deve ser dada a liberdade de escolha esclarecida e não apontar caminhos como sendo os mais certos...

Cláudia disse...

Bem... eu n condeno quem faça troca de casais..
Mas não entro nesses esquemas...
No campo amoroso sou mt egoísta e n gosto de partilhar.

Estou a gostar de ver :) estás a começar bem.

Gatabaia disse...

Tema persistente, antigo e polémico porque as mentalidades não acompanham os tempos, estudos, blá blá. É necessária uma mentalidade aberta segura e independente o que é dificil, mormente muitos a apregoemos. O amor/eros é ciumento e possessivo. O amor/ágape, por si só, é insuficientemente compreendido para sustentar uma relação carnal.

Mantenhas

Nanny disse...

Parece-me que a gatabaia te deu uma das melhores opiniões.

O swing não é para todos, nem para qualquer mentalidade, é necessária maturidade e desprendimento... se o faria... sei lá!

Beijocas

Andreia disse...

Eu posso até ser chamada de mente fechada, mas isso não é coisa que eu ache muita piada...